O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ANO NOVO CHINÊS E AS PREVISÕES PARA 2024

Embora não seja uma tradição no Brasil, o Ano Novo Chinês gera muita curiosidade por aqui. A celebração é muito diferente da nossa, desde a data até a forma como a transição de ano é comemorada. Porém, também é uma época muito simbólica, de alegria e renovação.

O grande problema de não estar atento ao calendário chinês, principalmente em datas importantes como o Ano Novo, são os possíveis transtornos que podem acontecer em relação aos prazos de entrega das importações, que podem acarretar em muitos prejuízos.

Só para exemplificar, entre todos os feriados chineses, o Ano Novo é considerado o mais importante de todos.

Para se ter uma ideia da importância que o Ano Novo Chinês tem para a população local, todos costumam reservar uma semana de folga de seus trabalhos, fazendo com que todas as linhas de produção no país parem.

👉 O Ano Novo Chinês de 2024 vai ocorrer no dia 10 de fevereiro, então se você planeja negociar alguma mercadoria com o país asiático, já comece a se preparar e também fique atento ao calendário. Evite transtornos maiores!

Lembrando que em 2023, o Ano Novo Chinês ocorreu no dia 03 de fevereiro, já em 2022, o Ano Novo Chinês aconteceu no dia 01 de fevereiro.

Segundo dados levantados pelo ComexStat, os principais produtos que importamos da China em 2023 foram:

  1. Válvulas e tubos termiônicas de cátodo frio
  2. Equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios
  3. Demais produtos – Indústria de Transformação
  4. Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos
  5. Adubos e fertilizantes

No período que antecede o Ano Novo Chinês, os fabricantes do país aceitam apenas pedidos que terão capacidade de ser entregues antes que o feriado comece a ser festejado.

Ao contrário do que ocorre no Brasil, em que algumas fábricas operam com produção reduzida ou sob solicitações especiais em tempos de feriados maiores, a produção chinesa só é iniciada e os pedidos restabelecidos após esse período de hiato.

Mesmo que o período de folga dure somente uma semana, muitos fabricantes costumam estender a pausa por mais 7 dias. Fazendo com que esse período para a entrega dos pedidos aumente.

Outro ponto importante é que esse tempo de recesso varia. Ou seja, algumas fábricas concedem a folga antes ou depois do feriado.

E aí, gostou deste artigo sobre o Feriado Chinês ? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação.

 

Confira outras publicações

Nada mais para mostrar.