A China habilitou o frigorífico da Somave Agroindustrial, localizado em Cidade Gaúcha (Paraná), a exportar carne de aves para o país. A informação foi divulgada a partir de um comunicado da Administração-Geral de Alfândegas da China para a agência aduaneira do país. A habilitação passou a valer no começo de agosto.
Contando com essa nova habilitação, são ao todo 58 frigoríficos brasileiros autorizados a exportar produtos avícolas para a China. Só em março deste ano o país asiático anunciou a habilitação de 38 estabelecimentos de proteína animal do Brasil. Destes, oito são de carne de aves.
A habilitação do frigorífico da Somave Agroindustrial ocorre em meio ao embargo da exportação de carne de frango à China, por conta de um caso da doença de Newcastle em uma granja comercial em Anta Gorda (Rio Grande do Sul). O governo brasileiro aguarda a liberação formal da GACC para retomada dessa atividade.
A autoridade sanitária comunicou em nota ao Ministério da Agricultura que vai liberar a volta das exportações de produtos avícolas brasileiros, com exceção dos produtos vindos do Rio Grande do Sul. Entretanto, ainda falta a liberação formal dos embarques. As exportações do frango brasileiro para a China estão suspensas desde 18 de julho.