Entenda como obter sucesso no mercado internacional!

Todos nós sabemos que para uma empresa crescer e se tornar mais atrativa, investir em exportação é sempre uma ótima alternativa. Entretanto, é necessário ter cautela. Leia este artigo e entenda como  obter sucesso no mercado internacional!

Investir no mercado internacional representa maiores lucros!

Muitas vezes o cenário econômico de um país não oferece vantagens para determinadas marcas. Nesse quesito podemos encontrar por exemplo, a limitação da demanda (procura dos produtos), concorrências acirrada, crises financeiras etc. Assim, estar no mercado internacional é uma excelente oportunidade já que seu negócio não dependerá exclusivamente do mercado interno. 

Além disso, você pode atingir novos mercados e públicos fortalecendo sua empresa e estabelecendo a sua marca. Boa parte das empresas que iniciam seu processo de exportação tem um crescimento considerável quando comparado  às que não exportam. 

Mas afinal como tornar minha empresa internacional?

Apenas vislumbrar as vantagens não é suficiente! Para ter sucesso é preciso colocar  a mão na massa. Por isso, você precisa de planejamento e preparo. Em seu nível mais básico, pelo menos um plano de ação comercial.

Ao fazer isso, precisa avaliar o potencial de exportação do seu produto para esse mercado. Nesta etapa você deve levar em conta alguns aspectos tais como: cultura, qualidade e estilos de vida, gostos e preferências, renda per capita, tecnologia, estabilidade política, acordos internacionais, concorrentes, empresas de importação, atacadistas e varejistas, canais de marketing, entre outros. 

O início da exportação começa com o envio das amostras para o exterior. Sugere-se que, para a primeira remessa, os regulamentos para a entrada do produto no país de destino tenham sido bem avaliados, com base nos requisitos das instituições que governam o setor ao qual o produto pertence.

Por isso, antes de enviar as mercadorias para outro país é necessário conhecer os detalhes anteriores e pelo menos ter realizado prospecção comercial com uma câmara de comércio ou de forma independente.

Outro ponto importante a considerar para a internacionalização é conhecer os acordos e tratados internacionais entre o país de origem e onde você deseja entrar, como a alfândega e PME que significa pequena e média empresa.

Dicas para expandir no mercado externo!

Agora que você já sabe como começar o seu planejamento, confira algumas dicas para ter sucesso:

Padronize seus produtos 

Os produtos que você vai exportar podem necessitar de uma adaptação para o mercado ao qual será inserido. Por isso, fique atento!

Invista em propaganda e marketing

Saiba que hoje em dia, uma empresa que não está nas páginas do Google é como se não existisse! 

Para chamar a atenção do cliente e ter ainda mais resultados, você precisa ter um site bem estruturado, de ótima visualização e atrativo! 

Conheça os trâmites de exportação

Importar é como investir! Você precisa estudar, avaliar o mercado e saber jogar certo! Só assim terá lucros. 

Por isso, comece a se familiarizar com contratos internacionais, taxas de câmbio, atividades aduaneiras (fiscalização por parte dos governos envolvidos) etc.

Ter uma boa referência também pode ajudar. Nesse caso uma boa alternativa é estabelecer uma parceria com investidores já experientes no novo mercado. Devido ao interesse mútuo, eles podem facilitar todos esses procedimentos e guiar a atuação da empresa no país.

 Além disso, você precisa contar com uma assessoria de verdade!

 Conte com a experiência e o conhecimento de quem já atua nessa área, a Seicomex simplifica para você!

Sua empresa merece visibilidade seja exportador!